quarta-feira, 4 de março de 2009

"CRIME NÃO TEM IDADE"






PLEBISCITO JÁ! PARA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL‏




Jorge Damus pai de Rodrigo nos revela:




Por Jorge Damus pai de Rodrigo Balsalobre Damus Coluna CRIME NÃO TEM IDADE
“CRIME NÃO TEM IDADE”. PLEBISCITO JÁ! PARA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Jorge Damus Filho, 53 anos, Administrador de Empresas, casado, pai de dois filhos, conhecido como Jorge Damus, pai do Rodrigo Balsalobre Damus, assassinado em latrocínio ocorrido em 27/09/1999 por uma quadrilha composta de 04 elementos que queriam roubar o carro do Rodrigo para vender em um desmanche por R$ 500,00 queriam usar o dinheiro para a festa de aniversário do menor de 18 anos com muita mulher e cerveja. Eram 03 maiores de 18 anos e 01 menor que faltava 03 dias para completar os 18 anos.

Quem matou o Rodrigo, foi o menor, com um tiro pelas costas. Por estar há 03 dias para completar sua maioridade (18 anos), por cometer o latrocínio (roubo seguido de morte), o assassino recebeu medidas "sócio-educativas" permanecendo na "Febem" hoje Fundação Casa por 1 ano e 8 meses e saiu liberdade, sabe-se lá para cometer mais crimes.

Jorge Damus Filho é um dos fundadores do MRC - Movimento de Resistência ao Crime, desde 2001, tem lutado no sentido de reduzir a impunidade dos menores que cometem crimes graves e assim combater a criminalidade em nosso país. Após o assassinato de seu filho em 1999, em um semáforo na cidade de São Paulo, decidiu que desde então lutaria para evitar que outras pessoas passassem pelo sofrimento que ele e tantas outras famílias passam quando perdem um ente querido, buscando principalmente minimizar a impunidade por uma questão principal de justiça.

Várias outras ONG´s têm sido criadas no intuito de ajudar a diminuir o problema da criminalidade e da impunidade em nosso país que, a seu entender, os assuntos de segurança pública deveriam ser tratados com mais atenção por todas as esferas do governo, da sociedade, na mídia e principalmente sobre nossa legislação, fraca e permissiva e obsoleta em excesso, combater com mais firmeza todos os crimes que atentem contra a vida dos cidadãos honestos desse país.


Nove anos sem nosso querido Rodrigo...



Por Teresinha Damus - Mãe de Rodrigo

Abaixo, emocionante declaração (entre tantas igualmente maravilhosas) de Teresinha Damus, mãe de Rodrigo Balsalobre Damus, sobre os 9 anos sem o querido filho Rodrigo.




RODRIGO...

São 2:35 hs da manhã, seu pai dorme, cansado de lutar só, envelhecido, mas de alma forte para continuar sua luta.

No silencio abro a janela,sinto a brisa fria no meu rosto, olho pela mesma janela de onde vem a brisa vejo lá fora um pedaço do mundo: é pequeno, curto e resumido – mas com certeza é parte do todo para onde dirigimos nossas ações, nossas procuras.

Eu procuro, e ouço somente os batimentos do meu coração e a ele faço um pedido especial.

Abra suas asas e voe até as estrelas, e na ilusão transitória, fugindo da realidade, superando os nove anos de ausência de lágrimas que já cristalizaram, nesse silencio sinto o seu suave perfume.

Sou forte e minhas asas de coração de mãe, ainda voam alto porque são asas de amor, cheias de coragem para enfrentar as ventanias e vendavais, que possam aparecer e devo enfrentar!

Voe alto em meus sonhos, transformados em doçura, e em alegrias,pois te sinto bem,e qdo a tristeza teima voltar, sorrio, pois você nos queria felizes.

Traga em suas asas, os sonhos de criança , porque na diversidade da vida, eu coloquei num pacote cheio de purpurina nossos momentos, tão fortes de amor vividos.

Sei que você pode tudo meu coração!

Você consola, chora, alegra, e ama muito. Batendo dentro de meu peito, realize um milagre...

O milagre de me levar voando, para um lugar, onde não existe o amanhã, só flores, perfume, e bem perto do meu menino num sonho sonhado só por nós dois, e que possamos viver nesse sonho, os sonhos que sonhamos juntos.

Com um amor eterno, pois meu coração esta com o seu...sempre e bate por nós dois.

Mamãe! - 27/09/2008



"A alma é eterna. E cada alma viaja de uma vida para outra rodeada por companheiros, uns ajudando os outros a cumprir seu destino. Os encontros que temos durante a vida nunca são coincidências."
(Mark Fisher)


Me coloco no lugar do Rodrigo no dia do crime...

Por Jorge Damus Filho

TENHO 20 ANOS... E QUERO VIVER...

No dia em que morri a noite estava linda, aberta para a alegria de viver que sempre tive. Lembro-me que sai da Faculdade e fui à casa de minha namorada, lá pelas 22:00 horas me despedi.

Ela me perguntou. -“Não vai avisar seu pai que esta aqui?”

Respondi que não precisava, pois, eu estava dentro do meu horário normal e não tinha necessidade de avisar meu pai ou minha mãe. Queria voltar para casa e sai com todo o cuidado para a av. Giovani Gronch. Meu pai me avisou que esta região é muito perigosa, por causa dos assaltos e que já haviam ocorrido assassinatos nestes locais.

E com toda a cautela segui em frente. Ao me deparar com um farol de transito fechado na altura do número 5500 parei.

Não vi na esquina escondidos na vegetação 04 indivíduos, dois pularam na frente do meu carro e dois ficaram ao lado. Puxei o freio de mão e coloquei o carro em ponto morto. Ouvi um tiro e os 04 indivíduos fugindo. Meu corpo sentiu um calafrio muito forte e um grande susto, depois tudo sumiu numa escuridão.

Acordei, ao meu lado pessoas e policiais apressados me levaram para o pronto socorro do Campo Limpo. Meu corpo estava perfurado por uma bala, disparada por aquele cara que eu não conhecia, que não fiz nada, que nunca vi antes, e não entendi porque fez isso comigo. Todos estavam apressados em me socorrer. Curioso, eu não sentia dor, não sentia nada. Ao chegar no pronto socorro os médicos me examinaram e cobriram-me com um lençol. Hei tirem isso de cima de mim, tirem-me desse mármore frio! Não consegui erguer-me, não consegui mover um dedo sequer.

Eu não posso estar morto, tenho apenas 20 anos!

Meu pai, minha mãe, minha irmã e nossa cachorrinha me esperam. Quero viver, tirem esse lençol que me incomoda, deixe-me sair daqui. Ninguém me ouvia, não sei porque. Levaram-me para outro prédio, outro lugar e localizaram o projétil por uma chapa de raios-X, meu Tio Eduardo estava comigo e também não me ouvia. Arrumaram-me o melhor possível e fomos para outro lugar muito cheio de gente.

Meu pai com o rosto lavado em lagrimas e muito abatido.
Minha mãe, minha irmã e minha avó, soluçavam de desespero sobre o meu rosto e meu peito. Amigos e parentes passavam por mim, fitavam-me com tristeza , minhas amigas e minha namorada acariciavam minhas mãos, rosto e cabelos.

O Silvio pediu minha ajuda para encontrar os seres que me assassinaram, não entendi muito bem.
Por favor eu preciso acordar. Ajudem-me, tirem-me deste caixão e deixe-me sair. Tenho apenas 20 anos, quero viver, tenho uma vida inteira pela frente.
Quero namorar, passear, estudar, ser jornalista, quero o amor de meus pais, de minha irmã, de minha avó, de meus parentes e amigos.

Quero jogar bola, gosto disso, quero ver meu time do coração campeão. Meu Deus, dê-me mais uma chance. Tudo o que quero é VIVER esta linda vida que eu vivia. Já falei, tenho 20 anos e quero viver!





Rodrigo Balsalôbre Damús-Jovem, trabalhador, estudante do 2o. ano de jornalismo, assassinado na av. Giovani Gronch, alt. no. 5500, em 27/09/1999, por um menor de idade e mais três co-autores maiores de 18 anos, tinha apenas 20 anos e queria viver.

RODRIGO E MUITAS OUTRAS VÍTIMAS VIRAM APENAS UM NÚMERO NAS ESTATÍSTICAS, SERÁ QUE É ISSO QUE QUEREMOS PARA NOSSOS FILHOS? NÓS, CIDADÃOS ORDEIROS, ATÉ QUANDO SEREMOS ASSALTADOS EM NOSSOS DIREITOS E NA RUA PELOS ACIMA DA LEI? ATÉ QUANDO CONTINUAREMOS IMPASSÍVEIS, MEDROSOS, DENTRO DA LEI. ACORDA, BRASIL!!! REAÇÃO JÁ!!! ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO SUPORTARÁ CRIMES COMO ESSE SEM REAGIR? PARECE QUE ESTÃO TODOS ANESTESIADOS! SERÁ QUE CADA FAMÍLIA BRASILEIRA TERÁ QUE PERDER UM FILHO OU FILHA PARA AGIR? ESPERO QUE NÃO!!!

Não se mata somente com armas brancas ou de fogo.
Mata-se com gestos, palavras e omissões.
Mataram o sonho, mataram a esperança.
E o Estado, prevaricando de suas atribuições vão tornando-se co-autores dos crimes e da impunidade que impera.
Mataram portanto, as chances de que justiça seja feita.
Crime para o qual o castigo é inverso.
Pune-se a vitima. A ela é decretada
-A Solidão, a cova fria de um cemitério e a saudade de seus familiares.

Coluna “CRIME NÃO TEM IDADE” Com Jorge Damus Filho


Revista zaP!
http://www.revistazap.org

Jorge Damus Filho - Coluna: CRIME NÃO TEM IDADE
http://www.eunanet.net/beth/col_jorge_damus.php


ATÉ QUANDO?
http://www.atequando.com.br/

Comunidade do Orkut Plebiscito já!
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=720972

Comunidade do Orkut RODRIGO BALSALOBRE DAMUS
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1230169


Apoio das Comunidades no Orkut:

Gabriela Sou da Paz OFICIAL
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=52838048

NA BUSCA POR JUSTIÇA
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72998085