segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BLOGAGEM COLETIVA: Justiça para Flávia!


Em 1998, Flávia com 10 anos, nadava na piscina
do condomínio onde morava em São Paulo quando teve seus cabelos sugados pelo ralo e teve uma parada cardio-respiratória.

Hoje com 20 anos, está há 10 anos em coma vigil (abre os olhos durante o dia, mas não responde, sente algumas coisas, mas não mexe... depende da mãe para tudo). Segundo os médicos, é irreversível.


Flávia com 9 anos, antes do acidente. E atualmente, com 20 anos.

A perícia COMPROVOU que o ralo estava 78% mais forte do que o necessário, podendo inclusive um adulto ser sugado... parte do cabelo da menina foi arrancado quando a tiraram da piscina! Há 10 anos Odele Souza, mãe de Flávia, luta por justiça.

HÁ 10 ANOS!!!!! Como PODE demorar TUDO ISSO?? um processo GRAVE, que implica em URGÊNCIA e ALTOS CUSTOS de tratamento... COMO PODE DEMORAR 10 ANOS PRA SE RESOLVER?

Os réus do processo pelo acidente são:

JACUZZI DO BRASIL - fabricante que vendeu o ralo sem orientação técnica quanto à correta relação de proporção entre o equipamento de sucção e o tamanho da piscina onde foi instalado.

AGF BRASIL SEGUROS – Seguradora do Condomínio. Não pagou, quando solicitada, o seguro de responsabilidade civil existente no condomínio, vindo a fazê-lo 1 ano e 11 meses após, mediante ordem judicial mas sem juros nem correção monetária.
CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI - Av.Juriti,541 - Moema - São Paulo Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina. O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.

Durante o processo, foi oferecida uma indenização que é uma PIADA! R$ 100 mil. Claro que a Odele não aceitou.

Meu pai ficou 2 anos doente, de cama, alternando entre UTIs, quartos de hospitais e às vezes em casa, num quarto montado como se estivesse no hospital. Até hoje lembro das brigas com o plano de saúde, da incompetência de alguns médicos e enfermeiros, da falta desesperadora das coisas: remédios, enfermeiros, médicos... a frieza, a desumanidade nos hospitais... e o sentimento de absoluta impotência.

Tenho CERTEZA que mesmo em hospitais particulares, morre mais gente por negligência, incompetência e falta das coisas... do que por doenças!

No caso como da Flávia, o paciente precisa ser virado de hora em hora e massageado para a pele não abrir feridas enormes e profundas (escaras)... os músculos se contraem causando deformações nas mãos e nos pés (imagina para uma mãe ver isso?).. remédios sempre são caros e acabam rápido.. a alimentação é por sonda e é carissima a dieta, às vezes causa vômitos e diarréias.. dar banho, trocar as roupas, é complicado...

Algumas vezes no dia são necessárias aspirações pra desobstruir a traquéia (entra um tubo pelo nariz que suga, já fizeram isso 2x em mim e é horrivel)... tem o salário das enfermeiras, do fisioterapeuta, da nutricionista, da fonoaudióloga, do neurologista... as dificuldades enormes para se deslocar... vocês acham que plano de saúde cobre tudo isso?

Não falo essas coisas para despertar pena da Odele porque ela não é coitadinha... ela é guerreira! Falo apenas para mostrar uma parte de tudo que é absolutamente necessário, mínimo... para cuidar da Flávia.

Imagina quanto custa todo este tratamento? uns R$ 10 mil reais por mês FÁCIL! Em 10 meses ia evaporar essa indenização ridícula!!! E claro que a Odele não consegue cobrir todos estes custos e não pode fornecer tudo isso que a Flávia precisa.

Olha, uma indenização justa teria que cobrir não só UM TRATAMENTO DE QUALIDADE... mas também deveria levar em conta tudo que a Flávia perdeu nesses 10 anos: amigos que se afastam, o primeiro namorado, entrar na faculdade, tornar-se bailarina (era o que a Flávia sonhava ser), os dias das mães(!)... e que NÃO TEM MAIS VOLTA! Qual o valor disso?????


Flávia sonhava em ser bailarina.

Além da negligência, das perdas irreparáveis.. ainda tem a DEMORA INACEITÁVEL da "Justiça" paulista... que deveria ter resolvido este caso rapidamente para que a Flávia tivesse o quanto antes o tratamento que necessita e não estar há 10 anos ainda brigando por isso!!!

E ainda tentaram jogar a culpa na Odele, falando que a mãe não cuidou da filha... ACORDA!!! O ralo arrancou o cabelo da menina! Será que os reús tem filhos?

O caso da Flávia agora encontra-se em última instância, em Brasília.. e não se sabe por quanto anos mais vai ficar parado lá.

A Odele também tem relatado no seu blog outros acidentes... teve um nos EUA que o ralo sugou parte do intestino de uma menina de 6 anos... que após 1 ano de cirurgias e tratamento, veio a falecer.... MEU DEUS!

Só sei que eu boto fé na Internet! É um meio sem precedentes para unir pessoas e difundir idéias! Vamos criar blogs, desmascarar tudo que há de errado... cobrar justiça e responsabilidade das empresas, do governo... com as pessoas e com o meio-ambiente!

Vou TRABALHAR e ESTUDAR MUITO.. vou juntar dinheiro, conhecimento, parceiros... e ah se um dia passar na minha mão a oportunidade de MUDAR TANTA COISA ERRADA que eu vejo por ai.... eu estarei preparado e NÃO IREI DESPERDIÇAR!

CHEGA DE IRRESPONSABILIDADE E DE INJUSTIÇA!

Vamos divulgar a luta da Odele para conseguir justiça para a Flávia.. para que ela tenha o melhor tratamento possível e para que não haja mais tantos acidentes por negligência e tanta demora na justiça!

Veja o post da Odele:

DIA DAS MÃES - CARTA PARA MINHA FILHA EM COMA

Vejam mais fotos da Flávia






ESSE POST FOI RETIRADO DO BLOG DO NICHOLAS , QUE TAMBÉM ESTÁ LINKADO NO NOSSO ESPAÇO BLOG AMIGOS